Dia 15 de Março - Dia Mundial do Consumidor



Dia 15 de Março - Dia Mundial do Consumidor


O Dia Mundial do Consumidor é  comemorado todos os anos no dia 15 de março. Essa data foi criada com o objetivo de proteger sempre os direitos do consumidor e lembrar as empresas e as lojas que existem leis que protegem os seus consumidores e devem ser respeitadas.


Segundo  Wikipédia, Consumidor "É toda e qualquer pessoa que visita ou somente procura a empresa com algum interesse em adquirir produtos ou serviços no momento presente ou futuro. Qualquer pessoa que seja impactada pelo produto ou processo, pode-se afirmar que o consumidor é qualquer pessoa que participe do processo, desde a sua concepção até o seu consumo".


O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi estabelecido pela primeira vez nos Estados Unidos da América, em 1962, pelo presidente John Kennedy, como uma forma de proteger aos interesses dos consumidores americanos, estabelecendo quatro direitos fundamentais: direito a segurança, direito à informação, direito à escolha e direito à ser ouvido.


Após 23 anos de comemoração da data nos Estados Unidos, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que no o dia 15 de março seja comemorado o Dia Mundial do Consumidor, tomando como base as Diretrizes das Nações Unidas, reconhecendo internacionalmente e tornando legítimo a data criada por Kennedy.


No Brasil os direitos do consumidor estão protegidos através da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor apenas em 11 de março do ano seguinte (1991).

Com o Código do Direito do Consumidor foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), que está presente em todos os municípios e estados brasileiros. O objetivo do PROCON é servir como mediador entre os consumidores e fornecedores de produtos e serviços, em caso de conflitos.



Você consumidor que necessita de auxílio sobre os seus direitos deve procurar o PROCON da sua cidade.


Para comemorar essa data os lojistas estão com ofertas, descontos e promoções para engrandecer o dia mundial do consumidor.
Confira Algumas delas:









fonte: Calendarr


Comentários

Créditos

Créditos